Professora e investigadora na Universidade do Minho, com doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais pela Sciences Po Paris. O seu currículo académico inclui a ação externa da União Europeia e as suas relações com a Rússia, o espaço pós-soviético, o multilateralismo, análise de política externa e segurança internacional. Os seus contributos para a área têm merecido reconhecimento, incluindo o prémio Jacques Delors em 2005, a eleição para integrar os corpos dirigentes da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP), a nomeação para representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) no ensino superior das Forças Armadas, e convites em várias universidades na Bélgica, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Polónia, Turquia e Rússia.
Formou e procurou inspirar várias gerações de estudantes universitários, promovendo o seu envolvimento em domínios que impactam a sociedade portuguesa e as políticas do país. A sua influência estende-se para além do meio académico, como comprovam as suas colaborações com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de vários outros países, com o Ministério da Defesa Nacional e os convites para exercer funções de facilitadora de diálogo. Sandra Fernandes é regularmente entrevistada por órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros onde partilha a sua opinião especializada sobre política internacional.
O seu conhecimento especializado encontra-se disponível em mais de 100 publicações em diferentes meios, tais como revistas científicas, livros e working papers. As intervenções nos meios de comunicação social e os artigos de opinião constituem uma forma adicional de divulgação dos seus conhecimentos especializados a um público mais vasto.
CV
BIO