Lia Ferreira

Provedora dos Cidadãos com Deficiência

Architect and local provider for the disable citizens of Oporto council.

BIO

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde iniciou a sua pesquisa e especialização naquilo que defende ser parte da Arquitetura Sustentável, ou seja a Arquitetura Inclusiva (com acessibilidade para todos). Foi nesse âmbito que apresentou como prova final, tese de licenciatura, o estudo sobre o tema “Arquitetura Inclusiva – (i)Mobilidades e Barreiras Arquitetónicas”.

Compôs a Equipa Técnica dos livros: “Guia de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, Apontamentos para uma melhor interpretação do DL-163/2006 de 8 de Agosto”; e “Cidades de desejo entre desenhos de Cidades, Boas Práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo”.

Entre 2007 e 2009 ingressou no Gabinete m.pt® (Mobilidade e Planeamento do Território, lda) e no ICVM (Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade) onde, entre outras atividades, se dedicava à elaboração de Planos de Intervenção das Acessibilidades, Projeto Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Em Julho de 2009 deixa o ICVM para assumir funções de Provedora-Adjunta dos Cidadãos com Deficiência na Câmara Municipal do Porto.

Em Setembro de 2012 toma possa como Provedora dos Cidadãos com Deficiência na Câmara Municipal do Porto, cargo que desempenha até à data presente.

Em Janeiro de 2017 escreveu o Artigo “A Inclusão ao serviço dos Museus” na Revista - Cadernos do Museu - publicação periódica do Museu da Ruralidade de Castro Verde.

 

A par da sua atividade regular, tem frequentado inúmeras formações relacionadas com o tema da Acessibilidade e Design Inclusivo, procurando sempre especializar-se na área que defende, e designa por “Arquitetura Inclusiva”.

Como Arquiteta especializada em Acessibilidade e Mobilidade para Todos – Arquitetura Inclusiva, a convite de algumas entidades, tem ministrado formação certificada em Acessibilidade e Design Universal.

Tem, também, sido palestrante convidada, nas temáticas que compõem o tema da Arquitetura Inclusiva. Paralelamente desenvolve projetos de arquitetura e presta consultadoria no âmbito das Acessibilidades e Mobilidade para Todos.

 

Entre 2015 e 2016, passou a integrar alguns Grupos de Trabalho Nacionais e Internacionais especializados nas matérias que defende profissional e pessoalmente, ou seja, a Acessibilidade e Mobilidades para Todos e a Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

É assim, membro participativo e ativo em grupos de trabalho nacionais e internacionais, nomeadamente:

  • Grupo de Trabalho Nacional do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito da atividade TC 228 (Tourism and related services) da ISO – resultante da CTT 144 – Serviços turísticos, do Turismo de Portugal, no qual está em desenvolvimento a elaboração da Norma Portuguesa de Turismo Acessível, NP 4523 em estabelecimentos hoteleiros, Subcomissão 8 – Turismo Acessível.
  • Expert da EUROCITIES, desde Outubro de 2015.
  • Grupo de Trabalho Internacional “Working Group (WG) Barrier-free City for All”, desde 25 de Março de 2016.
  • Grupo de Trabalho Internacional “Working Group (WG) European Social Network” desde 25 de Março de 2016.
  • Grupo de Trabalho Internacional FLOW Follower Cities, desde 25 de Março de 2016.

powered by eventQualia